Se você vive com estresse crônico, a prática de técnicas mente/corpo (como a meditação da atenção plena) e a conversa com um profissional de saúde mental podem ajudar a diminuir suas preocupações e relaxar sua mente. Há também algumas pesquisas que sugerem que o aroma dos óleos essenciais de aromaterapia pode ajudar. Aqui estão 5 aromas populares, com dicas de como usá-los.
Óleo essencial de lavanda
Um dos óleos essenciais mais conhecidos na aromaterapia, o óleo de lavanda é valorizado por seus efeitos calmantes no corpo e na mente e por sua capacidade de diminuir a ansiedade. O óleo de lavanda pode ser encontrado em uma variedade de produtos de aromaterapia, incluindo sais de banho e óleo de massagem. Outra maneira de aproveitar o aroma calmante da lavanda é tomar um chá de ervas com infusão de lavanda, que é vendido em muitas lojas de produtos naturais. Em geral, o óleo de lavanda tem um efeito calmante no corpo e é extremamente útil para reduzir o estresse.
Óleo essencial de bergamota
O óleo que dá ao chá Earl Grey sua fragrância característica, o óleo essencial de bergamota é amplamente utilizado na aromaterapia. Obtido da casca de uma fruta cítrica conhecida como Citrus bergamia, esse óleo essencial pode ajudar a diminuir o estresse. O óleo essencial de bergamota também pode melhorar as emoções negativas e a fadiga e reduzir os níveis de cortisol na saliva (um hormônio frequentemente chamado de “hormônio do estresse” do corpo).
Ao usar o óleo essencial de bergamota para aliviar o estresse, o óleo deve ser combinado com um óleo de base (como jojoba, amêndoa doce ou abacate) antes de ser aplicado com moderação na pele ou adicionado a um banho.
A bergamota pode ser irritante para a pele e causar dermatite em algumas pessoas. Ela também pode tornar a pele mais sensível à exposição ao sol, o que pode causar vermelhidão, queimaduras, bolhas ou escurecimento da pele. Você também pode inalar o aroma calmante borrifando uma ou duas gotas do óleo em um pano ou lenço de papel ou usando um difusor de aromaterapia.
Óleo essencial de capim-limão
Para o alívio natural da ansiedade, algumas pessoas recorrem à aromaterapia que envolve o uso do óleo essencial de capim-limão, um óleo proveniente da erva capim-limão (Cymbopogon citratus). Acredita-se que a inalação do aroma do óleo (ou a aplicação moderada na pele depois de combiná-lo com um óleo de base) promova o relaxamento e reduza os sintomas de ansiedade.
O óleo essencial de capim-limão reduz imediatamente a ansiedade e a tensão e se recupera rapidamente de uma situação que induz à ansiedade.
Óleo essencial de Neroli
Um remédio de aromaterapia com um aroma doce e picante, o óleo essencial de néroli às vezes é usado para aliviar a ansiedade. Os defensores afirmam que respirar o aroma desse óleo essencial (proveniente das flores da laranjeira amarga) pode ajudar a promover a calma e a acabar com a preocupação excessiva.
Óleo essencial de limão
O óleo essencial de limão, proveniente das folhas da planta do limão, tem propriedades sedativas e redutoras de ansiedade em estudos preliminares com animais. Rico em linalol (um composto encontrado em limões, laranjas, manjericão, mangas, uvas, lavanda e outros alimentos e flores), os praticantes de aromaterapia costumam usar o óleo essencial de limão para aliviar o estresse, melhorar o humor, promover o sono e aliviar os sintomas da depressão.
Mais dicas sobre o uso de óleos essenciais para o estresse
Apesar da longa história de uso da aromaterapia, ainda faltam estudos clínicos em larga escala que explorem os efeitos da aromaterapia sobre a ansiedade. Embora um óleo essencial combinado com um óleo de base e massageado na pele ou adicionado a um banho possa ajudá-lo a relaxar após um dia estressante, consulte seu médico antes de usar óleos essenciais para qualquer condição.