Fitoestrogênios na saúde da mulher
Dicas Alimentos Questões

Fitoestrogênios na saúde da mulher

Em reconhecimento ao mês de maio como o Mês da Saúde da Mulher, estamos destacando um composto vegetal conhecido como fitoestrogênios e seu impacto na saúde da mulher. A palavra fitoestrógenos vem da palavra grega “phyto”, ou planta, e “estrogênio”, o hormônio que causa a fertilidade em todas as fêmeas de mamíferos.
Os fitoestrogênios também foram chamados de estrogênios dietéticos porque não são criados pelo sistema endócrino humano. Eles só podem ser ingeridos ou consumidos. Esses compostos biologicamente ativos são encontrados naturalmente nas plantas. Quando ingerimos alimentos ou plantas que contêm fitoestrogênios, podemos nos beneficiar de suas muitas propriedades promotoras da saúde.
Os fitoestrogênios afetam o corpo ao se ligarem aos receptores de estrogênio. Como não são especificamente necessários para a dieta humana, os fitoestrogênios não são considerados nutrientes reais. Os diferentes tipos de fitoestrogênios incluem isoflavonas, coumestrol e lignanas. Foi demonstrado que todos eles exercem ações semelhantes. Entretanto, as isoflavonas, encontradas em abundância na soja, são os fitoestrogênios mais estudados. A alfafa contém a maior quantidade de coumestrol, e as sementes de linhaça têm o maior teor de lignanas.
Como os fitoestrogênios têm um efeito semelhante ao do estrogênio no corpo, muitos estudos mostram que seu consumo pode ser benéfico para a saúde, especialmente para mulheres na fase da menopausa.

Benefícios do consumo de fitoestrogênios para a saúde

Apoia a saúde durante a menopausa

Uma dieta rica em fitoestrogênios pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, principalmente suores noturnos, irritabilidade e ondas de calor. Os fitoestrogênios também podem aliviar os sintomas da TPM, ajudando a regular e equilibrar os níveis de estrogênio no corpo.

Promove a saúde dos ossos

A deficiência de estrogênio em mulheres na pós-menopausa aumenta o risco de osteoporose.Os estrogênios são responsáveis por neutralizar a ação de outros hormônios que impedem a perda de cálcio dos ossos, evitando, assim, o enfraquecimento dos ossos e mantendo a saúde óssea. Outro benefício que os fitoestrogênios podem oferecer às mulheres na menopausa ou pós-menopausa é a redução da perda óssea, levando a uma maior densidade óssea e menos quebras, principalmente quando administrados em doses específicas juntamente com a vitamina D.

Melhora a saúde do coração

Está comprovado que os fitoestrogênios melhoram a saúde do coração, especificamente em mulheres na pós-menopausa.Uma ação é sua capacidade de ajudar a reduzir o colesterol LDL, além de prevenir a formação de coágulos sanguíneos e melhorar a pressão arterial.

Pode reduzir ou prevenir certos tipos de câncer

Os cânceres relacionados à produção de hormônios podem ser tratados, em parte, pelo ajuste dos níveis hormonais no corpo por meio da ingestão dos alimentos certos.Os fitoestrogênios foram estudados extensivamente em relação aos cânceres de mama e de ovário, com muitos resultados positivos.

As lignanas têm potencial atividade anticâncer porque ajudam a reduzir a inflamação e protegem nossas células dos efeitos dos radicais livres. Elas têm sido associadas principalmente à prevenção do câncer de mama, endometrial e de próstata.

Ajuda a prevenir o diabetes e a obesidade

Os fitoestrogênios ajudam a regular e controlar os níveis de açúcar no sangue, ajudando assim a prevenir o diabetes. Além disso, alguns estudos sugerem que eles poderiam modular o tecido adiposo (gordura corporal), favorecendo sua redução e prevenindo a obesidade.

Exerce ação antioxidante

Os fitoestrogênios também têm propriedades antioxidantes. Estudos em animais demonstraram que o consumo de soja diminui os níveis de estresse oxidativo, o que se traduz em uma melhora no nível cardiovascular. Os animais que consumiram soja apresentaram pressão arterial mais baixa do que aqueles que não consumiram nada.
A genisteína, o fitoestrógeno mais abundante na soja, pode aumentar nossa defesa antioxidante por meio do mesmo mecanismo dos estrogênios,
ligando-se aos receptores de estrogênio e ativando cascatas de sinalização celular que, em última análise, aumentam a defesa antioxidante.
Altas concentrações de fitoestrogênios podem ser encontradas nesses alimentos:

  • Soja e produtos de soja.
  • Tempeh (soja fermentada).
  • Sementes de linhaça.
  • Aveia.
  • Cevada.
  • Lentilhas.
  • Sementes de gergelim.
  • Inhame.
  • Alfafa.

Quando os fitoestrogênios não são benéficos para a saúde?

Os desreguladores endócrinos são hormônios sintéticos ou não humanos que interrompem o equilíbrio hormonal no corpo e podem causar uma série de problemas de saúde, especialmente quando se acumulam ao longo do tempo. Os desreguladores endócrinos mais prevalentes são os produtos químicos encontrados em plásticos e pesticidas. Os xenoestrogênios são desreguladores endócrinos que têm especificamente efeitos semelhantes aos do estrogênio. Os xenoestrogênios são encontrados em muitos outros produtos químicos, além de plásticos e pesticidas, incluindo protetores solares sintéticos e produtos químicos em produtos de saúde e beleza. Todos eles podem perturbar o equilíbrio dos hormônios no corpo.
Os fitoestrogênios são estrogênios fracos em comparação com os xenoestrogênios ou o estrogênio biológico que o corpo humano produz. Eles não exercem a mesma influência que os desreguladores endócrinos encontrados em determinados produtos químicos, mas podem ser considerados indesejáveis em geral para homens e mulheres jovens que têm problemas com a dominância de estrogênio.
Para proteger seu corpo contra o acúmulo de desreguladores endócrinos, certifique-se de ter uma dieta repleta de alimentos orgânicos e não transgênicos e escolha um estilo de vida que evite o uso de produtos químicos agressivos sempre que possível, como os encontrados em maquiagem sintética ou em pesticidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top