Pular corda - benefícios e recomendações
Dicas

Pular corda – benefícios e recomendações

Pular corda é um equipamento de exercício simples e extremamente compacto, conhecido por nós desde a infância. Ela não requer um grande espaço para instalação e uso, ao contrário dos complexos esportivos de grande porte. E, apesar de seu baixo preço, a corda de pular é capaz de atendê-lo fielmente e fielmente por muitos anos. Ela será uma ótima assistente na construção de uma bela figura e não exigirá “abastecimento” regular com dinheiro, ao contrário de uma academia de ginástica.

Esse simples aparelho esportivo, que na infância nos servia mais como entretenimento do que como uma forma de colocar o corpo em ordem, envolve vários grupos musculares e desenvolve várias habilidades ao mesmo tempo. Até mesmo os atletas profissionais usam sistematicamente uma corda de pular durante o treinamento para se manterem em boa forma. Pular corda é garantidamente um método muito mais eficaz, agradável e útil de combater os quilos e centímetros extras do que dietas exaustivas.

Quais são os benefícios de pular corda?

Eles têm um efeito benéfico sobre os sistemas cardiovascular e respiratório. Como os cientistas descobriram em vários estudos, apenas 10 minutos de pular corda equivalem a 2 partidas de tênis ou 12 minutos de natação. Em outras palavras, pular corda é um excelente exercício cardiovascular.
Essas atividades têm um efeito positivo sobre o aparelho musculoesquelético e vestibular, podem aumentar a resistência, corrigir a postura e melhorar a coordenação.
Pular corda é um meio comprovado de trabalhar sua silhueta. Pernas musculosas, bela linha dos ombros, braços tensos, quadris e nádegas finos, barriga lisa – se você sonha com essa figura, basta começar a treinar com uma corda de pular. Durante esses exercícios, os músculos das mãos são especialmente bem trabalhados, pois a frequência de suas contrações é quase 30 vezes maior do que no processo de corrida.
Pular corda também é um ótimo auxiliar na perda de peso. Uma pessoa que dá cerca de 100 saltos por minuto na corda de pular, durante 15 a 20 minutos, queima cerca de 200 kcal. Em outras palavras, uma hora de treinamento já lhe dará de 600 a 700 calorias irremediavelmente queimadas. Em termos de eficiência, esse treinamento pode ser comparado à corrida ou ao ciclismo, por exemplo.

Um dos fãs de pular corda era o famoso boxeador Mohammed Ali. Durante suas demonstrações, ele costumava dedicar 45 minutos a essa atividade, pulando três vezes por 15 minutos com um minuto de intervalo. Ao mesmo tempo, ele conseguia dar cerca de 220 saltos em 60 segundos.

Pular corda sistematicamente permite que você remova centímetros extras das coxas e pernas, tonifique os músculos e se livre da celulite. Ao mesmo tempo, não inicie imediatamente uma hora de treinamento todos os dias: se não estiver acostumado, pode ser muito difícil para o corpo; é melhor fazer aulas cada vez mais prolongadas gradualmente.

Como escolher uma corda de pular?

Como escolher uma corda de pular?
O primeiro e mais importante parâmetro da corda é seu comprimento. Colocando os pés no meio do cabo da corda, você deve alcançar as alças até as axilas ou um pouco mais alto. Uma corda que não tenha o comprimento correto trará muitos inconvenientes aos seus exercícios.

Você também deve prestar atenção ao tipo de corda:

  • Simples. Esse tipo de corda de pular é o mais comum para exercícios regulares. As cordas para cordas de pular simples são feitas de cordas, plástico ou borracha. O comprimento desses produtos, na grande maioria dos casos, não é ajustável. As cordas de pular simples são as mais baratas, portanto, você provavelmente deve começar a treinar com elas;
  • Velocidade. Nas alças desse modelo são montados rolamentos especiais, de modo que o número de saltos que podem ser feitos por minuto com o produto aumenta significativamente. O comprimento da corda de velocidade geralmente é ajustável. Seu uso permite aumentar a carga e também favorece aqueles que querem perder peso. Para treinar com o modelo speed, você precisa ter alguma experiência em pular corda, pois, caso contrário, pode ser muito doloroso bater nas costas e nas pernas quando você perde a concentração e o equilíbrio;
  • Com peso. Nesse tipo de corda de pular, o peso da corda ou dos cabos, ou de ambos ao mesmo tempo, é aumentado. Para a fabricação do produto, são usados materiais especiais e cordas com peso removíveis, que podem ser retiradas, se desejado. A corda com peso proporciona uma carga mais intensa na parte superior do corpo. Será muito difícil se exercitar com ela sem o treinamento adequado;
  • Com um contador embutido. O contador mecânico conta apenas o número de rotações da corda, enquanto o contador eletrônico conta o número de calorias queimadas, bem como a duração da sessão e outros parâmetros. O comprimento da corda com um contador embutido geralmente não é ajustável. Esse produto é mais caro do que vários outros tipos de cordas de pular, mas muito mais barato do que equipamentos de fitness mais complexos.

A corda é um dos principais itens usados na ginástica rítmica. Uma corda de ginástica é um pouco diferente de uma corda comum, pois é apenas uma corda sem alças. As extremidades da corda geralmente são queimadas ou amarradas em pequenos nós. Os exercícios com corda exigem flexibilidade e excelente capacidade de salto por parte do ginasta.

Características do treinamento

Características do treinamento
Antes de iniciar o treinamento com uma corda de pular, é necessário fazer um bom alongamento. É obrigatório aquecer os músculos da panturrilha e os tendões de Aquiles, os músculos da coxa e das nádegas e os músculos das costas. Depois de alongar bem esses músculos e tendões, gire os pés e os tornozelos e, em seguida, corra no local por cinco minutos.

Durante o exercício em si, preste atenção na respiração e na posição dos pés: você só pode ficar na ponta dos pés, nunca nos calcanhares. O corpo deve estar reto, as mãos com as alças da corda devem estar dobradas e colocadas perto da cintura. As pernas devem estar levemente dobradas na altura dos joelhos.

Comece o treinamento com três sessões de 10 minutos e, em quatro ou seis semanas, aumente o tempo de carga para três sessões de 20 minutos. No início, faça polichinelos regulares, saltos com uma perna só, saltos com duas pernas com rotação reversa da corda de pular. Gradualmente, torne suas sessões mais variadas: por exemplo, adicione saltos com giros duplos e triplos da corda, cruzando os braços, etc.

Contraindicações

  • Se você tiver doenças do sistema cardiovascular, vale a pena consultar um médico antes de iniciar esse tipo de treinamento. Talvez ele o aconselhe a preferir outro tipo de exercício;
  • Pular corda não deve ser praticado em caso de doenças da coluna vertebral e dos tecidos ósseos;
  • Problemas de pressão arterial (alta, baixa, flutuações frequentes de pressão) também indicam que não se deve pular corda;
  • Não é recomendável realizar esse tipo de treinamento na presença de uma grande quantidade de excesso de peso. Primeiro, é melhor se livrar dos depósitos de gordura de outra forma e, depois, já se empenhar em colocar o corpo em boa forma com a ajuda de uma corda de pular;
  • Não se deve pular corda com o estômago cheio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top