Como a corrida é boa para seu corpo
Dicas

Como a corrida é boa para seu corpo

Como a corrida afeta sua saúde

Perder peso e ser magro

O exercício para pessoas com sobrepeso geralmente está associado a um grande número de restrições e dificuldades. Tanto médicas quanto domésticas ou psicológicas. Muitas pessoas simplesmente se envergonham de seus corpos e, por isso, não conseguem comprar um ingresso para a temporada em uma piscina ou academia de ginástica, nem participar de aulas em grupo.

A corrida não veloz é bastante simples do ponto de vista técnico e organizacional, você pode correr na rua, no parque ou até mesmo em casa em uma esteira.

Um dos mitos mais comuns sobre a corrida é que ela prejudica as articulações das pessoas com sobrepeso; ela aumenta o impacto, o que pode causar dores nos joelhos e nas costas.

A realidade é que o impacto da corrida nas articulações pode ser minimizado. Em primeiro lugar, com uma técnica de corrida adequada. Não há necessidade de colocar rigidamente a perna de apoio estendida no joelho sobre o calcanhar. Se o joelho estiver levemente flexionado, o pé for colocado na parte central do pé e as passadas forem frequentes, isso suaviza o impacto sobre as articulações.

Em segundo lugar, não é necessário correr em superfícies duras de asfalto ou concreto, você pode correr em trilhas sujas e macias de parques. As esteiras são projetadas com amortecimento.

Em terceiro lugar, a seleção individual de tênis de corrida com materiais tecnológicos modernos reduzirá esses riscos a zero. Esses tênis são caracterizados pela absorção de impactos e fixam bem o pé.

IMPORTANTE: Cientistas noruegueses examinaram dados de 15.000 mulheres e quase 15.000 homens durante 11 anos e concluíram que as pessoas obesas têm maior probabilidade de sofrer de osteoartrite do que os participantes com peso normal. Mas se eles também praticassem exercícios vigorosos, o risco era reduzido pela metade.

Portanto, não se deve esperar efeitos negativos da corrida, basta prestar atenção à técnica e ao equipamento. O modo ideal para queimar gordura é correr dentro da segunda zona de frequência cardíaca, que é de 60 a 70%.
E a duração da corrida com essa frequência cardíaca deve ser longa, de meia hora a uma hora, porque o processo ativo de queima de gordura não é iniciado imediatamente. Se você não puder correr por tanto tempo, pode começar com uma longa caminhada e alterná-la gradualmente com a corrida, ou seja, treinar o treinamento intervalado. Por exemplo, cinco minutos de corrida após cinco minutos de caminhada, e assim por diante, cinco vezes. Manter a frequência cardíaca correta.

As pessoas que correm muito e regularmente, em geral, se alimentam de forma racional, não têm excesso de peso. Seus músculos mantêm um bom tônus, sua postura é reta e sua marcha é fácil. Vamos nos esforçar para isso!

Benefícios para o coração, os vasos sanguíneos e os pulmões

Correr gradualmente acostuma o corpo a trabalhar em condições de privação de oxigênio, e isso é bom! Com a prática regular de exercícios aeróbicos, ocorre a adaptação, o consumo de oxigênio pelos pulmões aumenta e o coração e os vasos sanguíneos fornecem com mais eficiência sangue rico em oxigênio aos músculos e tecidos.

O volume de sangue ejetado pelo ventrículo do coração por contração aumenta e a frequência cardíaca em repouso diminui. Se o corredor estiver bem preparado, essa frequência pode ser de 40 a 50 batimentos por minuto (a norma geral para adultos é de 60 a 90 batimentos por minuto). Esse é o efeito positivo da corrida no sistema cardiovascular.

Benefícios para os músculos e as articulações

A corrida refere-se a esportes dinâmicos, graças aos quais há um desenvolvimento máximo de resistência. Sua atividade motora é alta. Portanto, ela aumenta a elasticidade dos músculos, a mobilidade das articulações, melhora a condição da cartilagem e do tecido ósseo e o preparo geral de todo o corpo para o esforço físico.

É errado pensar que, com exceção da corrida de resistência, a corrida não forma nada. Com o treinamento regular, você faz exercícios de aquecimento, SBU, complexos OFP, aquecimento com alongamento. Isso desenvolve os músculos e fortalece os ligamentos.

Se quiser adicionar treinamento de força para maior desenvolvimento muscular, você pode optar por corrida de velocidade ou trailrunning. A corrida cross-country envolve mais condicionamento físico no treinamento.

Benefícios para os nervos

É essencialmente uma atividade antiestresse. Durante uma longa corrida de lazer, o excesso de adrenalina e cortisol no corpo é queimado. Portanto, reduz a irritabilidade e melhora o sono.

Muitos corredores lhe dirão que gostam de correr. Mesmo que no início a simples ideia de correr até mesmo um quilômetro seja uma tortura para você, isso ainda é verdade. Existe até uma coisa chamada “euforia do corredor”. Sua natureza e mecanismo são seriamente estudados pelos cientistas. Esse sentimento faz parte da própria natureza do homem e está associado a uma recompensa emocional de longa data para a presa capturada na caçada. Apanhado, capturado, fica feliz!

Durante uma corrida longa, mas não exaustiva, há aproximadamente essas sensações: leveza nas pernas, ausência total de fadiga, forte elevação emocional. Essa não é a proverbial segunda respiração. Não é tão importante para nós o que causa esse prazer: endorfinas, serotonina ou norepinefrina. Mas o fato é que, se você estiver treinando há pelo menos alguns meses, poderá ter uma sensação semelhante durante uma corrida longa e rápida em algum ponto da segunda hora.

Com certeza você vai gostar quando participar de uma corrida de massa e receber a merecida medalha de finalizador. Especialmente se estabelecer um recorde pessoal na distância ou até mesmo levar o prêmio. Uma atitude positiva, autoconfiança e a capacidade de melhorar seu desempenho são sinais claros de boa saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top