Fast food: malefício ou benefício para os seres humanos
Alimentos

Fast food: malefício ou benefício para os seres humanos

No mundo moderno, o setor de fast food (ou, simplesmente, fast food) é um dos mais desenvolvidos e procurados. De fato, o fast food surgiu na Roma antiga, quando no mercado o pão achatado quente era usado como prato para todos os tipos de guloseimas que eram consumidas em qualquer lugar. Mais tarde, esses pratos foram transformados em pizza, que também é um representante clássico do fast food.

A história do fast food moderno remonta a quase um século. Os restaurantes de fast food mais famosos dos Estados Unidos decolaram nas décadas de 1940 e 1950. Hoje, ele se tornou parte não apenas da cultura americana, mas também da cultura global. Nos mesmos Estados Unidos, um em cada três americanos come fast food todos os dias.

Qual é o segredo do sucesso do fast food? É simples: tempo e dinheiro. Para os consumidores, eles não precisam cozinhar na cozinha nem esperar muito tempo por um prato requintado e caro em um restaurante. E para os proprietários de lanchonetes de fast-food não faz sentido contratar cozinheiros muito bem pagos, pois eles não são absolutamente necessários no sistema de alimentos tecnogênicos.

Entre outras coisas, vamos encarar o fato: o fast food é muito saboroso. Principalmente por causa do conteúdo de muitos intensificadores de sabor.

O que é fast food?

Na visão clássica, o fast food é basicamente hambúrgueres e batatas fritas. Mas, na realidade, trata-se de um conceito muito mais amplo, que também inclui

  • macarrão instantâneo;
  • purês e sopas de pacote;
  • produtos de carne e peixe picados;
  • pizza;
  • mingau instantâneo e muito mais.

Em resumo, ele pode ser descrito como alimentos produzidos em massa e altamente processados que são preparados rapidamente. O fast food geralmente é cozido em uma grelha, em uma fritadeira ou em um forno de micro-ondas. Os restaurantes de fast food usam métodos especiais de cozimento para obter sempre batatas fritas crocantes e gordurosas.

Benefícios do fast food

Fazer lanches em vez de pular refeições

Embora o jejum intermitente tenha se tornado uma maneira popular de controlar o peso nos últimos anos, pular refeições sem um propósito específico raramente é benéfico. De acordo com o NHS UK, a melhor maneira de perder peso e mantê-lo é reduzir a quantidade de calorias que você consome e aumentar a quantidade que você queima por meio de exercícios. Pular refeições pode causar fadiga e perda de alguns nutrientes essenciais.

Se você faz lanches rápidos em sua vida, os especialistas recomendam escolher fast foods saudáveis que não incluam batatas fritas, por exemplo. Compre ou leve frutas, nozes e legumes com você. Eles contêm mais substâncias que ajudarão seu corpo a esperar por uma refeição completa. Não faça lanches com alimentos ricos em açúcar ou gordura.

Os restaurantes de fast food têm alimentos saudáveis em seu cardápio

A maioria dos restaurantes de fast food modernos oferece refeições saudáveis ou completamente inofensivas em seu cardápio. Podem ser saladas, cortes de vegetais ou frutas, sucos frescos, smoothies e outros produtos. Portanto, se você precisar de uma refeição rápida e pequena e houver apenas uma rede de fast food conhecida no caminho, tente descobrir o que há no cardápio.

Refeições econômicas e variadas

Em geral, a comida nos restaurantes é muito rica em calorias, mas tem um preço baixo. Em uma loja, você pode pagar muito dinheiro pela mesma quantidade de calorias.

Quando se fala em fast food, a maioria das pessoas imagina hambúrgueres, sanduíches, bebidas gasosas e batatas fritas. Mas diferentes culturas e países têm suas próprias ideias sobre o que deve ser o fast food. Nos países asiáticos, uma refeição rápida pode incluir pratos de macarrão e legumes, arroz e carne. Em outros países, pode ser uma variedade de sopas, pratos assados, tortas e muito mais.

Muitos pratos de restaurantes chineses, mexicanos ou italianos geralmente estão disponíveis pelo mesmo preço que os hambúrgueres das grandes redes. Além disso, eles podem ser mais adequados se a pessoa estiver em uma dieta específica. Por exemplo, os restaurantes asiáticos têm uma grande variedade de alimentos sem lactose.

Os malefícios do fast food

Obviamente, ele é rico em calorias devido ao conteúdo de uma grande quantidade de carboidratos. É por causa dos carboidratos rápidos que ocorre o ganho excessivo de peso. Além disso, a grande maioria dos fast-foods usa muitos aditivos aromatizantes, que são prejudiciais por si só, e também são saturados de sal. O resultado é edema, problemas renais, gastrite e colite.

Perigo para o sistema digestivo

Quase todos os alimentos das conhecidas redes de fast food americanas, incluindo bebidas e acompanhamentos, contêm carboidratos e quase nenhuma fibra. Quando o sistema digestivo os decompõe, os carboidratos entram na corrente sanguínea como glicose (açúcar). Como resultado, o nível de açúcar no sangue da pessoa muda. O pâncreas responde à liberação de glicose secretando insulina. Esse hormônio transporta o açúcar para as células que precisam dele para obter energia. À medida que o corpo usa ou armazena o açúcar, os níveis de açúcar no sangue voltam ao normal.

O consumo frequente de grandes quantidades de carboidratos pode levar a picos recorrentes de açúcar no sangue. Com o tempo, esses picos de insulina podem causar uma interrupção na resposta normal do corpo à insulina. Isso aumenta o risco de resistência à insulina, diabetes tipo 2 e ganho de peso.

Perigo para o sistema reprodutivo

Um artigo científico de 2016 mostra que os alimentos processados de lojas de conveniência e restaurantes de fast food contêm ftalatos, e essas substâncias podem desregular os hormônios no corpo humano. O consumo de alimentos com alto teor dessa substância química pode levar a problemas reprodutivos, inclusive defeitos congênitos.

Efeitos sobre o tecido ósseo

Os carboidratos e o açúcar dos alimentos processados aumentam o nível de acidez na boca. E isso afeta o esmalte dos dentes e pode corroê-los. O ganho de peso que o fast food pode causar leva a uma densidade óssea e qualidade do tecido muscular ruins.

Alto teor de sal

A combinação de gordura, açúcar e alto teor de sal torna o fast food mais saboroso. No entanto, uma dieta rica em sal e sódio pode fazer com que a pessoa sinta inchaço e distensão abdominal depois de comer fast food.

Para pessoas com pressão alta, uma dieta rica em sódio é perigosa. O sódio pode aumentar a pressão arterial e sobrecarregar o coração e o sistema cardiovascular. Um estudo de 2017 mostra que 90% das pessoas não pensam na quantidade de sal de sódio que consomem quando comem em restaurantes de fast food.

Efeito nos órgãos respiratórios

O excesso de calorias de determinados estilos de vida pode causar ganho de peso. Os alimentos dos restaurantes de fast food são particularmente ricos em calorias, o que pode levar à obesidade, aumentando o risco de doenças respiratórias, inclusive asma e falta de ar.

Um estudo realizado por cientistas da Nova Zelândia descobriu que as crianças que comiam fast food três vezes por semana ou mais eram propensas a desenvolver asma.

Danos às crianças

Um estudo publicado na revista médica de pediatria e medicina do adolescente descobriu que as crianças consumiam muito mais calorias em restaurantes de fast food do que em casa. Comer fora de casa foi associado ao consumo de até 160 quilocalorias adicionais por dia para crianças pequenas e até 310 quilocalorias por dia para adolescentes. Essa informação é preocupante porque a obesidade é um problema sério para as crianças em todo o mundo.

Molhos em fast food

Separadamente, vamos falar sobre os molhos, que são servidos em abundância nos fast-foods. Novamente, eles contêm carboidratos rápidos e gorduras prejudiciais à saúde. E não são feitos de produtos naturais (por exemplo, o ketchup não é feito de tomates frescos, e a maionese não é feita de gemas naturais).

Deve-se perceber que quase não há alimentos frescos nos restaurantes de fast food: tudo é entregue congelado, liofilizado ou seco. Para tornar o fast food mais barato, eles usam produtos de carne que não são da mais alta qualidade (por exemplo, pele e cartilagem podem ser adicionadas à carne moída), o que leva a uma superestimação do teor de gordura saturada. Isso leva automaticamente a um aumento do colesterol no corpo humano e ao risco de doenças cardiovasculares e doenças do sistema endócrino.

Além disso, o fast food geralmente é consumido com refrigerante doce, que é inerentemente destrutivo para todo o processo digestivo.

Gorduras trans

As gorduras trans são um tipo de gordura insaturada. Elas são encontradas na dieta humana em carnes e produtos lácteos. As gorduras trans criadas artificialmente (gorduras trans industriais), ou gorduras parcialmente hidrogenadas, são perigosas para a saúde.

Essas últimas são a maior fonte de gorduras trans em nossa dieta porque sua produção é lucrativa e podem ser armazenadas por longos períodos de tempo. Elas são mais comumente encontradas em alimentos processados. As gorduras trans são frequentemente encontradas em substitutos da manteiga – óleos vegetais hidrogenados, frituras, margarina e, é claro, fast food.

Mas, como escreve a organização, não é necessário abandonar completamente o consumo de produtos com gorduras trans. Seu consumo moderado não tem um efeito perigoso significativo sobre a saúde humana.

Quais são os perigos de comer fast food regularmente?

É claro que, se você raramente come fast food, não haverá nenhum dano especial ao corpo, mas se você comer fast food todos os dias, poderá contrair um impressionante buquê de doenças.

Aqui está uma pequena lista dos pontos mais perigosos:- sistema endócrino (perigo de obesidade):

  • Alterações negativas no histórico hormonal;
  • Distúrbio gastrointestinal (trato gastrointestinal);
  • Pâncreas (problemas com a produção de insulina, risco de diabetes);
  • Fígado e rins;
  • Problemas dentários;
  • Insônia e enxaquecas frequentes;
  • Formação de placas de colesterol e coágulos sanguíneos.

Como comer de forma rápida e saudável?

É melhor cuidar de suas refeições com antecedência. Leve um recipiente de casa com uma costeleta, um pedaço de carne e/ou legumes. Frutas e nozes também são ótimas para lanches em movimento e são convenientes para levar com você. É saboroso, nutritivo e útil.

Observe que o fast food é viciante e, às vezes, não é tão fácil desistir de seus pratos favoritos, porém não saudáveis. Mas eles podem ser preparados em casa, usando produtos saudáveis. Aqui estão alguns exemplos de tais pratos.

  • As batatas fritas podem ser facilmente substituídas por fatias de inhame assadas;
  • O hambúrguer pode ser feito com um pão integral, pedaços de peru cozido ou grelhado, e o molho não é tão difícil de fazer você mesmo com creme azedo, alho e ervas;
  • Em vez de shawarma, sugerimos um prato de carne assada finamente picada com legumes e maionese caseira;
  • Frite os nuggets com uma quantidade mínima de empanados e em óleo saudável.

Muitas pessoas comem fast food quando estão viajando. Use alternativas saudáveis.

  • Em vez de bebidas com gás: água, leite com baixo teor de gordura ou suco. Você pode rechear cereais integrais, que são vendidos em copos de porções individuais, com leite. Esse será um ótimo lanche rápido em qualquer lugar;
  • Em vez de batatas fritas ou croutons: fatias de frutas ou vegetais (cenouras, maçãs, pepinos, bananas). Todos os tipos que não se desmancham e são fáceis de comer;
  • Em vez de refeições principais, leve consigo uma sopa caseira em um recipiente (será conveniente comer no ponto de ônibus).

Coma direito e você será saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top